terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Novos amigos na casa da Arlete

A Arlete tem novamente casa cheia e a Leonor ficou muito feliz com isso. Aparentemente tinha saudade da algazarra de tantos amiguinhos. Afinal, o amigalhaço Sandro (que ela chama de Kido, dado ele também a tratar por Kida) só vai à tarde depois de almoço e ela devia sentir-se um pouco só de manhã.

No início do ano entrou a Carla, uma bebé de 4 meses muito querida e gordinha. A primeira vez que a viu, foi rapidamente a gatinhar para ela e disse várias vezes "Bebé!". Tão querida :)

Em meados de Janeiro, entraram duas irmãs, a Sofia de 9 meses também muito querida, muito roliça e super crescida e a Inês de 5 anos, que já esteve na casa da Arlete dos 4 meses aos 2 anos. A Inês fica só até Setembro, altura em que vai para a primária e a Sofia deve ficar para o próximo "ano lectivo".

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Conjutivite

Sai de uma e mete-se noutra... agora está com uma conjuntivite que mete medo. Desconfio que apanhou no consultório da Drª Arlete, pois fomos à consulta segunda à tarde e terça de manhã esfregava muito os olhos, tinha remela, olhos inchados, pálpebras e olhos vermelhos.

Fui busca-la à ama às 17:00 e levei-a logo ao HSFX para ser vista. Nunca fui atendida tão rápido, pois nem eram 18:00 quando de lá saí. Prescreveram Clorocil gotas de 4 em 4 horas e Clorocil pomada oftálmica ao deitar, isto durante 7 dias.

Hoje já está francamente melhor, já quase que nem se nota e só se lembra de esfregar os olhos de vez em quando. Mais uns dias e está completamente recuperada :)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Consulta dos 15 meses e resultado da gamacistografia

Hoje a Leonor foi a consulta dos 15 meses (feitos na 3ª passada). Chegamos, cumprimentamos a Drª Arlete Neto e ela perguntou que novas graçinhas a Leonor fazia, que palavras já dizia e se já andava. Respondi-lhe que estava melhor no campo das letras que na parte motora :p

Mandou-a despir e enquanto o fazia perguntei-lhe logo se ela já sabia o resultado da gamacistografia e ela respondeu que estava à espera que eu perguntasse, o que me deixou logo apreensiva. Fiquei ainda mais quando vi a cara dela e percebi que a minha esperança em ouvir que estava tudo bem tinha acabado de cair por terra.

Ela explicou que a Leonor está a fazer refluxo bilateral activo, ou seja, a urina regressa da bexiga para os dois rins quando ela faz força para urinar. Quando perguntamos qual era a próxima estapa ela foi muito reservada, apenas disse que teria de fazer uma segunda cintigrafia aos 18 meses para verificar se ela tem alguma cicatriz e que só a partir daí se poderia encontrar uma solução e que para além disso, sendo refluxo activo, é sempre possível que o problema tenha uma resolução espontânea (oxalá).

Fez-lhe um exame físico completo, oscultou-a e estava com muita expectoração. Portanto vamos fazer 1 semana de aerossol com 5ml de soro e meia ampola de Atrovent para fluidificar a expectoração, fazê-la tossir (só o consigo fazendo-a chorar), meter soro no nariz e aspirar as secreções. Só depois de estar melhor é que pode ir à vacina levar a VASP.

O crescimento está óptimo, só se foi um pouco abaixo no peso com esta gripalhada:
- Peso: 9,800kg - entre o percentil 25 e 50 (peso pluma)
- Estatura: 79cm - percentil 75 (oficialmente deixou de ser XS!)
- Perímetro cefálico: 48cm - percentil 90 (cada vez mais cabeçuda, não admira que as blusas não lhe caibam pela cabeça!)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Mamy and me

:)

Papy and me

Palavras para quê?

Camaleão

Quando estivemos no Algarve pelo Natal, o meu pai encontrou um camaleão na vinha e lembrou-se de trazê-lo para casa para a Leonor ver pela primeira vez esta espécie em via de extinção.

No início não achou muita piada... olhou desconfiada, tentou afasta-lo e até choramingou quando lho meti em cima. Até é compreensível, afinal não tem o aspecto fofinho dos animais que até agora conheceu. As coisas correram melhor depois de ele transitar para o meu braço, pois ela já podia observar e tentar mexer naquele bicharoco tão estranho :)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Momentos de ternura

Já começam a ser muitos, mas só quando ela quer (sai à sua mamã), o que torna cada momento de ternura precioso e me sinta literalmente a derreter :)

Adoro todos eles, mas estes em especial:
- olhamos fixamente nos olhos uma da outra;
- abraça-se a mim e deita a cabeçinha no meu ombro;
- resolve dar-me um beijinho bem sonoro ou uma festinha na cara;
- deita a cabeça no meu colo e rebola-se quando estou a brincar com ela no chão ou quando percebe que me vou embora (chantagista! O pior é que funciona sempre).

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Coucou

A última da Leonor é chegar-se ao pé de nós e dizer alto e bom som: "Coucou!" e tendo a certeza que nos chamou a atenção gatinha a fugir para ver se vamos atrás dela :)

Por norma o papá Ricardo vai a correr atrás dela e diz-lhe "Vou-te apanhar! Vou-te apanhar!" e ela gatinha ainda com mais força a rir às gargalhadas. Só visto!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Palavras, frases e sons

As últimas palavras são:
- Água
- Bibi = biberão
- Car = brincar
- Quê = quer
- Pãn = pão
- Más = mais
- Mâss = massa
- Mé = meu
- Mi = minha
-Páda = panda (onde terá aprendido esta palavra?)

Começamos a querer ter frases, sempre acompanhado do dedo a apontar para o alvo, para não restarem dúvidas:
- Quê pãn = Quero pão
- Quê água = Quero água

E começa a imitar sons de animais:

Pergunto: "Como faz a cão?" e a Leonor faz: "Auau"
Pergunto: "Como faz o galo?" e a Leonor faz: "Cócócócó"
Pergunto: "Como faz o ovelha?" e a Leonor faz: "Mêmê"
Pergunto: "Como faz o porco?" e a Leonor faz: "Grgrgrgr"

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Gamacistografia

A Leonor começou logo o ano em cheio, hoje foi fazer a gamacistografia para verificar se está a fazer refluxo vesico-ureteral e eventualmente confirmar o diagnóstico da duplicidade pielocalicial bilateral.

Tinha imaginado um cenário negro, mas afinal foi bastante pacífico... deitaram-na na maca só com o body, passaram uma compressa com Bétadine em toda a vagina, inseriram uma sonda muito fina, retiraram com uma seringa toda a urina da bexiga, ligaram um saco com soro à sonda, injectaram o contraste na extremidade da sonda e ficamos à espera que a bexiga enchesse. Assim que ela fez xixi, tiraram alguns planos e estava pronta para ir embora. Ela só protestou da Bétadine (devia estar fria) e no fim do exame por estar impaciente de estar tanto tempo deitada. A minha super-bebé é valente! :)

Logo que acabou o exame perguntei se havia refluxo, mas a técnica disse logo que a médica não estava cá e que só ela poderia dizer alguma coisa caso assistisse ao exame. Bolas! Ela bem que podia ter dito... se calhar até foi melhor assim, não fico com macaquinhos na cabeça e a consulta é já dentro de 15 dias e então saberemos o resultado e qual a próxima etapa.

Já estamos em 2009!

É verdade, mais um ano passou. Que este novo ano traga novos desenrolares nas nossas vidas, com muita saúde, amor e alegria. Espero que a saga renal tenha um desfecho este ano.

Para a alegria está a Leonor de serviço, faz a festa, deita os foguetes e apanha as canas. É sem dúvida uma luz brilhante nas nossas vidas... aquele sorriso lindo faz derreter icebergues :)

Amo-te minha querida filha!